domingo, 5 de abril de 2015

13º dia - 19/03/2015 - Antofagasta ( CL ) - San Pedro do Atacama ( CL ) ( 309 km )

Hoje antes de pegarmos a estrada, eu e o Serginho levamos as nossas motos para trocar o óleo, pois já havíamos rodado mais de 5.000 km. Seguimos novamente pela RN 5 e RN 25 em direção à Calama onde abastecemos as motos e almoçamos e depois para San Pedro. Na parada para abastecimento antes de Calama, na bifurcação da RN 5 e RN 25 encontramos um motociclista canadense que está há um ano na estrada, foi até ao Ushuaia e está voltando para casa.
 Ao nos aproximarmos de San Pedro, o tempo foi fechando e podíamos ver a chuva e relâmpagos no horizonte e enfrentamos rajadas de vento lateral que nos obrigava a pilotar com as motos inclinadas. Ficamos apreensivos com a possibilidade de pegar essa chuva no meio do deserto, mas felizmente chegamos a San Pedro sem chuva e bem no meio da tarde. Achamos o hotel que o Dalmo nos indicou e depois de instalados fomos dar uma volta pela cidade. San Pedro do Atacama é uma cidade bem diferente do que estamos acostumados, com suas construções de abobe e turistas de todas as partes do mundo e grande quantidade de mochileiros. O grande lance da cidade são os passeios aos pontos turísticos como os Geisers del Tatio, Vale de la Luna, Lagunas e Salares, pois à meia noite todos os bares e restaurantes fecham e como não há iluminação nas ruas, só as dos estabelecimentos comerciais, a cidade fica um breu, então a agitação é durante o dia.